domingo, 18 de maio de 2008


UEL - Vista parcial: Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de letras e Ciências Humanas e Centro de Educação, Comunicação e Artes.


Universidade Estadual de Londrina - UEL
Area Construída: 182.305,33 m2
Área em Construção: 12.339,94 m2
Área Utilizada: 189.744,58 m2
Área Locada: 7.439,25 m2
Campus: 235,57 hectares(2.355.731,81 m2)

Aeroporto - Em primeiro plano, o Aeroclube de Londrina
Aeroporto

O Aeroporto de Londrina é um dos maiores aeroportos domésticos da Região Sul. Está entre os 25 maiores terminais de passageiros do Brasil e cresceu numa média de 15% nos últimos cinco anos.

Localizado a apenas três quilômetros do centro da cidade, as atividades do aeroporto estão totalmente integradas à comunidade local, seja por meio do atendimento aos usuários e passageiros ou por meio de projetos socioculturais desenvolvidos pela Infraero.

O terminal de passageiros tem espaço para check-in compartilhado, restaurante, lojas, amplas salas de embarque e desembarque, auditório, modernas instalações administrativas e estacionamento. A capacidade é para 800 mil passageiros ao ano e a área construída é de seis mil metros quadrados.
O aeroporto opera vôos regionais e nacionais e tem capacidade para receber aviões de médio porte como Boeings737 e Fokkers 100e Airbus a320.
Planetário
O Projeto Planetário de Londrina, é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina denominado: PLANETÁRIO DE LONDRINA E OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UEL: AMBIENTES DE APOIO À EDUCAÇÃO INFORMAL DE DIFUSÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.
O Projeto Planetário de Londrina, que possui fins acadêmicos, educativos e culturais, tem seu prédio construído no centro da cidade de Londrina, pela Prefeitura Municipal da cidade. Trata-se de uma construção de alvenaria, com 232 metros quadrados e diâmetro de 16 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 44 expectadores por sessão.
Rodoviária de Londrina - Visão noturna
Situado na região central da cidade possui área de 57.615,80 m² de propriedade da Prefeitura Municipal de Londrina, onde está edificado o Terminal Rodoviário, possui o total de 16.813,90 m² de área construída, entre as Ruas Jorge Casoni, Potiguares, Avenida Leste Oeste e Avenida Dez de Dezembro, sendo local estratégico, com acesso fácil e rápido as rodovias. Inaugurado oficialmente em 25.06.1988 e iniciando às operações de embarque e desembarque em 27.06.1988, atua hoje como um marco da arquitetura, com capacidade logística de atendimento para 220 freqüências partidas e chegadas por hora. Atualmente atende a um volume médio de 380 freqüências dia, com atendimento 6000 usuário dia. Hoje tem como Administradora a C.M.T.U - Companhia MunicipaL de Transito e Urbanização. O projeto arquitetônico inicial de Oscar Niemeyer, e arquitetos Julio Ribeiro, Hely Brétas Barros.
As edificações comportam:
55 plataformas para embarque e desembarque
38 módulos de agências – bilheterias
39 unidades comerciais Lojas e espaços
02 conjuntos de sanitários públicos
01 guarda - volumes
01 subsolo no embarque com oficina, refeitório, sanitários, vestiários para uso dos funcionários do Condomínio, departamento de material de limpeza. Depósito de achados e perdidos e hall de espera para embarque e desembarque de passageiros em ônibus metropolitano.
01 área de Administração e Operacional do terminal.
01 guarita de controle operacional dos ônibus
02 guaritas de controle operacional do estacionamento
01 central de gás, com 35 (trinta e cinco) cilindros de 45 (quarenta e cinco) kg
01 depósito para container de lixo.
01 sala de turismo
Iapar
Vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), é o órgão de pesquisa que da embasamento tecnológico as políticas públicas de desenvolvimento rural do Estado do Paraná.
Com orçamento de R$ 45,8 milhões em 2007, o IAPAR abrange todo o Paraná: a Sede, em Londrina, dois Pólos Regionais de Pesquisa (Curitiba e Ponta Grossa), 16 Fazendas Experimentais, 23 Estações Agrometeorológicas (também utiliza dados coletados em outras 37 estações do Simepar) e 25 laboratórios de diferentes áreas de especialidade para pesquisa e prestação de serviços. Na sede, em Londrina, há também um centro de treinamento, equipado com auditório e alojamento.
Hexal.
Indústria farmaceutica com 32.000 metros de área construida e 300.000 metros quadrados de área total.
Catedral - Visão lateral
Originariamente edificada em 1934, sendo que em 1943 a construção em madeira foi demolida para dar lugar à igreja em alvenaria que posteriormente foi quase totalmente destruída dando origem a atual. Foi inaugurada em 17 de dezembro de 1972, possuindo 2200 m2 e comportando aproximadamente 8000 pessoas em pé e 1800 sentadas. O projeto, dos arquitetos Eduardo Rosso e Yoshimasa Kimachi, é moderno e arrojado apresentando belíssimas formas simétricas. Em 24 de dezembro de 1990 foram inaugurados os sinos do campanário. Localiza-se na Avenida Rio de Janeiro esquina com Alameda Manoel Ribas.
Cacique - Companhia de Café Solúvel.
A fábrica da Cacique, localizada nacidade de Londrina, Paraná, é umadas maiores unidades de produção de café solúvel do mundo, com uma capacidade de produção de 70 toneladas por dia. O processo de produção é certificado pela NBR ISO 9001 - 2000 e os produtos são exportados para mais de 76 países nos 5 continentes.

AHC - Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina.

190.434 Pacientes Atendidos
139.445 Atendimentos Ambulatoriais
44.278 Atendimentos em Pronto Socorro
9.771 Internações
6.944 Cirurgias
881.978 Total de Exames Realizados
271 Leitos

HU- Hospital da Universidade Estadual de Londrina.
Centro Cívico
Constituído pelas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Londrina. Fica próximo ao Lago Igapó . O atual prédio do Fórum Estadual foi inaugurado em 27 de janeiro de 1983. Quando foi construído, (o prédio atual) era o maior edifício judiciário do interior do país. Conta com quase 7000 m² de construção.
Dois novos prédios, serão construidos no Centro Cívico.
De acordo com os projetos, os anexos do Fórum de Londrina serão erguidos no mesmo terreno do atual edifício (Centro Cívico) e constarão de dois novos prédios, sendo um de nove e outro de quatro (térreo mais três) pavimentos, totalizando 17.287m².

Catedral, vista dos fundos.

sábado, 17 de maio de 2008


Margem do Igapó.

Barragem do Lago Igapó.



Zerão. Área de lazer no centro da cidade.
A área de Lazer Luigi Borghesi, mais comumente conhecida por Zerão, em função de seu formato parecer um grande zero. Possui uma pista de cooper de 1.050 metros, que circunda a área, é entrecortado por um pequeno riacho. Recentemente foram anexados à área varias benfeitorias: anfiteatro (com capacidade para 15000 pessoas, postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamento com aproximadamente 220 vagas).
No Zerão são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica. Em 1996 o Zerão foi melhorado com floreiras e revitalização das quadras.
Museu Histórico de Londrina.
Foi oficialmente inaugurado no dia 18 de setembro de 1970 e pertence à Universidade Estadual de Londrina. O nome é uma homenagem póstuma ao seu emérito fundador, organizador e primeiro diretor, Padre Carlos Weiss. Possui em seu acervo peças ligadas à Antropologia, Arqueologia, Pedagogia e Geologia do Estado, além de funcionar como um laboratório de desenvolvimento de pesquisas nas áreas de História, Geografia, Estudos Sociais, Ciências Sociais, Biblioteconomia e Comunicação Social. Funciona na antiga Estação Ferroviária, num prédio construído em estilo normando, fugindo dos padrões arquitetônicos usuais nestas edificações e buscando inspiração nos aspectos construtivos de Londres.

Museu Histórico de Londrina.










Parque Arthur Thomas.
O Parque Arthur Thomas localizado na cidade de Londrina - Estado do Paraná - representa um dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica da região norte do Estado.
Com área total de 85,47 ha, Localizado no perímetro urbano da cidade, a apenas 6 km do centro, caracteriza-se como uma floresta urbana.

Companhia Cacique de Cafe Solúvel.

Zona rural de Londrina.

Zona rural de Londrina.

Zona rural de Londrina.

Palhano - Visão noturna.

Av. Maringá, já na Palhano.

Dia de céu azul - Lago Igapó.

Palhano.

Visao noturano do Igapo, com destaque para os edificios da Palhano.

Lago Igapó - Visão noturna - Palhano, ao fundo.

Fonte no Lago Igapó.

Igapó.

Detalhe da pista de caminhada do Lago Igapó. (3)

Detalhe da pista de caminhada do Lago Igapó. (2)

Detalhe da pista de caminhada do Lago Igapó.

Ainda o Lago Igapó.
Outra visão do Lago Igapó.

Centro

Centro, proximo ao Correios.

Alguns dos edificios próximo ao Centro Cívico.


Aglomeração de edificios proximo ao centro civico, destacando a bela visão do Lago Igapó.

Região Oeste


Av. Tiradentes, ligação entre centro e região oeste da cidade.

Região Sul


A região sul da cidade concentra os condominios fechados de alto padrão da cidade.

Uma das vistas mais conhecidas da Pequena Londres, o Lago Igapó.

Hotel Blue Tree


Av. JK, com destaque para o Hotel Blue Tree. Ao fundo, aparece um pouco da Palhano. Mais a direita da foto é a região onde se localiza a UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Concha Acústica.


Visão noturna da Concha Acústica. A Concha Acústica é um monumento localizado no centro da cidade, e construído na administração do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho.